
A história do marketing preditivo é mais antiga do que você imagina

Por Mitikazu Lisboa
28/10/2019
Simular a inteligência humana em máquinas parece coisa do futuro, certo? Mas saiba que a história do Marketing Preditivo é antiga e tem início na Segunda Guerra Mundial, quando Alan Turing, um cientista britânico uniu o princípio dos computadores modernos e a matemática para ajudar a decodificar mensagens alemãs.
Nos anos 50, o mesmo pesquisador escreveu um artigo intitulado “Computing Machinery and Intelligence” que é considerado a primeira tentativa convincente de descrever em detalhes como os computadores poderiam pensar. Alan Turing, portanto, deu início à Inteligência Artificial (IA) e mudou, a partir de suas pesquisas, a relação do homem e da máquina, deixando um legado inquestionável.

Alan Turing, matemático, criptoanalista e cientista da computação que em 1938, durante a segunda guerra mundial, desenvolveu o primeiro computador capaz de decifrar códigos criptografados enviados entre os nazistas.
Para aqueles que querem entender melhor a origem da Inteligência Artificial e da análise preditiva, elaborarmos uma linha do tempo que mostra como uma descoberta do período da guerra se tornou popular e chegou ao cotidiano das pessoas.
História do Marketing Preditivo
1930 – 1940
Início da era dos computadores
Usado por: Agências do governo
- 1940 – Criado o primeiro sistema de controle antiaéreo totalmente automatizado chamado de Kerrison Predictor.
- 1944 – Realizadas simulações em computador para fazer avaliação preditiva de uma reação nuclear.
1950 – 1960
Comercialização das análises
Usado por: Empresas e Instituições de Pesquisa
- 1950 – São gerados os primeiros modelos de previsão do tempo através do computador ENIAC.
- 1951 – Primeira graduação em Operations Research (Case Institute Technology).
- 1956 – Avaliação de dados mostra novos caminhos para tornar mais eficiente a logística das viagens aéreas.
- 1958 – Empresa Fico cria o primeiro modelo preditivo para análise de crédito.
- 1966 – O atual SAS Institute inicia um projeto de pesquisa financiado pelo Departamento de Agricultura dos EUA.
1970 – 1990
Análise para todos
Usado por: Médias empresas e Startups de tecnologia
- 1973 – Criado o primeiro modelo para prever o preço ideal das ações na linha do tempo (Black Scholes).
- 1980 – A primeiro sistema orientado por modelo é comercializado.
- 1992 – Implementada solução de análise de fraudes à cartão de crédito em tempo real.
- 1995 – Amazon e eBay mudam a experiência online dos consumidores.
- 1998 – Google implementa algoritmos para melhorar a relevância dos resultados de busca e há o uso de análise preditiva no esporte. Moneyball mudou a história do Oakland A’s (e virou filme).
2000 até o momento presente
Impactos profundos da análise de dados
Usado por: Pequenas empresas e especialistas
Conquistas:
- Uso analítico de dados aplicado em diferentes setores do dia a dia do consumidor como preço de ingressos e recomendações de filmes.
- Processamento da linguagem natural, como as escritas em posts de redes sociais, blogs etc
- Chegada do big data com 2.5 quintilhão de bytes criados por dia.
- Crescente demanda por profissionais qualificados para trabalhar na área.
Próximos passos do Marketing Preditivo
A instalação das mudanças trazidas pelo uso de dados é um caminho sem volta. Ele estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, na forma de consumo, no impulsionamento das vendas.
Empresas como Amazon e Netflix aumentam suas vendas todos os dias com base na estratégia preditiva e quando duas gigantes mudam a forma de consumo e as instala na vida do comprador, é hora das demais empresas correrem atrás do prejuízo.
O marketing preditivo representa o fim do achismo das mídias de massa, ele consegue estruturar ações que trazem resultados reais e que mudam o faturamento das empresas.
Para saber mais, baixe agora o case que mostra como a P&G está usando marketing preditivo para aumentar exponencialmente sua conversão em plataformas digitais,
Ou fale com a gente para saber como usar dados e inteligência artificial para elevar seu negócio ao próximo nível.
Se você acha que dados, tecnologia e automação são o que fazem o marketing acontecer
Veja também

As transformações que a IA traz para a humanidade
04/03/2020 | Inteligência Artificial
Robôs com sentimento? Substituição de humanos? Muitas das visões relacionadas a IA são rasas e deixam de levar em conta que o aprendizado de máquina já está presente em situações cotidianas.

Como a LGPD impacta em sua empresa
20/02/2020 | Análise de Dados
O Brasil entra, ainda esse ano, para a lista de países que possuem leis que resguardam a privacidade dos indivíduos. (LGPD)

Quiz Marketing Digital 2
13/02/2020 | Análise de Dados, Marketing
Teste seus conhecimentos sobre Marketing Digital e aprenda ainda mais sobre essa tendência.
0 comentários