
6 cases do Marketing Preditivo que você precisa conhecer

Por Mitikazu Lisboa
08/01/2020
Inspire-se com estes cases de Marketing Preditivo
É bem provável que sua empresa engrosse a lista de marcas que não sabe aproveitar a enorme quantidade de dados gerada pelos diferentes canais de contato de sua companhia com o seu consumidor.
A questão é que já se passaram quase 80 anos da introdução da Inteligência Artificial no mundo e não há mais desculpas para ficar fora de um movimento necessário e que muda para sempre o curso da comunicação.
O marketing de massa, baseado em acerto e erros, perde espaço para o Marketing Preditivo que é totalmente apoiado em algoritmos, comportamento do consumidor, estudo do passado e predição do futuro.
São máquinas treinadas para azeitar um fluxo cada vez mais assertivo e que não depende de contato humano para funcionar. Dessa forma, as equipes envolvidas em resultados, em sintonia com toda a inteligência gerada, une esforços ao invés de separá-los e os resultados podem ser vistos nos 6 cases que mostramos abaixo.
6. Harley Davidson
A desejada marca de motocicletas resolveu apostar em análise preditiva. Com a criação de um programa chamado Albert, a empresa faz uso de Inteligência Artificial para atingir clientes potenciais, mapear leads e, com atendimento personalizado, fechar vendas.
Através de um sistema de pontuação, a Harley Davidson identifica o público com grande possibilidade de fechar negócios. Nesse momento de maturidade, o vendedor entra em contato direto para apresentar a motocicleta mais indicada e as possibilidades para concluir a transação. De um lado o maior faturamento da companhia e de outro: o cliente satisfeito pelo atendimento totalmente personalizado.
Com o uso da IA não há desperdício de tempo da equipe e nem de dinheiro, que faz abordagens assertivas e com reais possibilidades de converter o approach em resultado.
5. TGI FRIDAYS
A rede de restaurantes que conta com mais de 900 unidades espalhadas pelo mundo resolveu fazer uso da análise de dados para incrementar seus resultados. Para tanto, passou a fazer captação de informações como dias de frequência, pedidos, perfil de companhias para visitar o restaurante.
Além de aumentar em 500% o engajamento social, de acordo com o CEO, e de crescer 100% as vendas online, a empresa decidiu expandir o relacionamento com seus usuários utilizando IA.
O caminho para operacionalizar o sistema e para oferecer o segundo drink (o que aumenta o faturamento) aos clientes não foi simples, mas valeu a pena. Com a criação da plataforma de coquetel personalizada e com um barman virtual “Flanagan”, o cliente prepara a própria bebida e envia o conteúdo final para o barman real do restaurante.
O resultado é de 25% de aumento no número de pessoas que passaram a comprar a segunda bebida.
4. American Express
Infelizmente as fraudes de cartão de crédito são bem comuns e de tão corriqueiras, as operadoras oferecem aos clientes procedimentos padrões como o cancelamento do plástico e a devolução do valor.
Mas isso envolve um certo desgaste no relacionamento, já as pessoas buscam por marcas nas quais podem confiar, certo?
O American Express passou a utilizar análise preditiva para entender as possibilidades de fraude e para identificar o perfil do usuário que corre o maior risco. Com essas informações em mãos, a empresa se vale da proatividade, entrando em contato via ligação ou marketing direto, para orientar seus clientes a manterem os cartões seguros.
O resultado da ação leva a empresa às menores taxas de fraude do setor, além claro, de passar uma imagem de confiança que fortalece o relacionamento com sua base.
3. Progressive Insurance
A Progressive, eleita a melhor companhia de seguros da América, deu aos clientes a opção de compartilhar informações de condução com a empresa. Através da campanha, foram captados bilhões de quilômetros de dados de direção.
Feito isso, a empresa usou algoritmos para para entender os fatores que contribuem para alguns problemas de direção e passou a utilizar a inteligência dos dados para mostrar quais são os clientes que estão na zona de maior risco de acidentes.
O resultado é que quando as políticas são mais precisas e baseadas em fatos, todos os clientes economizam dinheiro. Além disso, a empresa usa as tendências preditivas para ajustar as ofertas com base em perfil e para se preparar melhor para fornecer serviços rápidos e precisos, o que garante fidelidade de sua carteira.
2. Netflix
Vale ressaltar que a Netflix é uma referência de Marketing Preditivo e que seu sistema de recomendação de conteúdo alterou de vez a forma de comunicação com os consumidores de todos os segmentos de mercado.
Que fique claro que tudo o que a Netflix faz é baseado em dados. Isso vale para os programas e para os filmes que promove em sua plataforma.
A empresa coleta enorme quantidade de dados de cada um de seus clientes e os coloca em um algoritmo para prever o que eles querem assistir na sequência. Isso rende para a marca enorme quantidade de comentários em redes sociais e criação de memes, onde clientes demonstram ser abduzidos pelo conteúdo.
O resultado é que cerca de 80% do que é assistido na Netflix acontece devido às recomendações e isso equivale a economia de 1 bilhão de dólares por ano em retenção de clientes. Um número considerável, não?
1. P&G
Quer saber como a maior empresa de bens de consumo usa a inteligência artificial para melhorar a performance de suas plataformas online?
Fale com a gente para saber como usar dados e inteligência artificial para elevar seu negócio ao próximo nível.
Até a próxima!
Se você acha que dados, tecnologia e automação são o que fazem o marketing acontecer
Veja também

As transformações que a IA traz para a humanidade
04/03/2020 | Inteligência Artificial
Robôs com sentimento? Substituição de humanos? Muitas das visões relacionadas a IA são rasas e deixam de levar em conta que o aprendizado de máquina já está presente em situações cotidianas.

Como a LGPD impacta em sua empresa
20/02/2020 | Análise de Dados
O Brasil entra, ainda esse ano, para a lista de países que possuem leis que resguardam a privacidade dos indivíduos. (LGPD)

Quiz Marketing Digital 2
13/02/2020 | Análise de Dados, Marketing
Teste seus conhecimentos sobre Marketing Digital e aprenda ainda mais sobre essa tendência.
0 comentários