
Por que a inteligência artificial está revolucionando o marketing?

Por Andréa Regueira
21/01/2020
Marketing e Inteligência Artificial: uma combinação perfeita
Conhece alguém que optaria pelo achismo quando se pode ter certeza? Pois bem, é esse o tipo de revolução que a Inteligência Artificial tem causado na área de marketing.
Tudo aquilo que era feito com base em informações descentralizadas e que dependiam do intelecto humano para tentar encontrar recomendações ou caminhos, pode (e deve) ser substituído pelo aprendizado de máquina, porque funciona e é eficiente.
Algumas vezes pode parecer estranho, ou futurista, mas afirmamos: o movimento já acontece e não é com uma ou duas empresas, é com as maiores, as mais bem sucedidas e colocamos nessa lista nomes como Amazon, Netflix, Spotify e Google.
Queremos, de forma insistente, mostrar o que inteligência e dados quando somados podem fazer pela sua empresa. Queremos reforçar que é hora de dar um passo importante e sem volta, de adotar certeza no lugar da dúvida e de estruturar as informações para que, cada vez mais, seus resultados sejam incrementados.
Nenhuma outra forma de recomendação de produto é tão eficiente
Você pode tentar, pode inventar formas de apresentar produtos para seus clientes baseado em criatividade, mas nada é tão eficiente quanto cruzar o comportamento dos seus consumidores.
Hoje em dia é possível armazenar informações demográficas, comportamentais e colaborativas e se fizer isso da forma correta, terá a oportunidade de aplicar sobre os dados algoritmos que aprenderão, de forma automatizada, com o consumidor e não para por aí: além de aprender, é possível corrigir rotas sem a intervenção humana.
É exatamente dessa forma que a Amazon vê 35% do seu faturamento chegando anualmente pelos produtos ofertados, porque eles são de fato relevantes.
A Inteligência de dados faz com que a experiência do usuário seja indiscutivelmente melhor
Quando a empresa já está utilizando algo de Inteligência Artificial, significa que ela passou por processos anteriores importantes, entre eles, a consolidação dos dados que chegam de diferentes fontes para uma empresa. Conhecer o cliente, independente da forma como ele acessou a marca é poderoso e pode, sem dúvida, quando bem utilizado, melhorar os resultados.
A grande questão é que quando é ofertado algo relevante, quando são apresentados produtos que fazem sentido, quando há oportunidades de negócio que casam com o perfil do comprador, a marca melhora a experiência e dessa forma retém o cliente, algo que deve ser prioridade. Isso porque os montantes investidos na retenção são menores dos que os envolvidos na captação de novos usuários.
Não é à toa que empresas que trabalham com serviços como Spotify e Netflix investem tanto em descobrir o melhor conteúdo para a sua base.
Inteligência Artificial para reconhecer linguagem natural e imagens
A evolução do uso de dados está presente também em textos e imagens. O Google Lens por exemplo, permite a busca de informação pela câmera dos smartphones. Isso é possível porque inteligência artificial e realidade aumentada foram somadas em sistema e ao focar em algo é possível trazer informações sobre o objeto procurado e ofertas correlacionadas.
A tecnologia ainda é recente, 2017, mas o uso já é garantido e sabemos que o aprimoramento fará com que a funcionalidade seja cada vez mais eficiente e mais popular.
Quer experimentar? Instale o Google Assistant, habilite a câmera e aponte para um objeto. Veja o teste que realizamos:
Já para a linguagem, a inteligência artificial permite que empresas avaliem suas marcas em menções de redes sociais. Ou seja, é possível, através de avaliação de dados escritos, identificar oportunidades e crises, mesmo dentro de um cenário onde o número de informações é gigantesco, como no caso das redes sociais.
Olhe o passado para fazer as previsões futuras com Análise Preditiva
Graças à Inteligência Artificial é possível prever tendências e com isso melhorar a experiência do cliente.
As informações passam a ser remodeladas com base no histórico, mas que com a correção automatizada passam a acertar cada vez mais o comportamento do consumidor. O comércio eletrônico é um grande fã do recurso, pois consegue prever compras, estoques, e preparar estratégias de marketing com resultados certos.
É o que sempre defendemos: usar IA é prover para a equipe o melhor de informação para que as medidas sejam tomadas em bases bastante precisas.
A FedEx, por exemplo, usa os dados para antecipar volumes de chamadas e para garantir atendimento adequado. Isso fideliza os clientes, que podem, facilmente, migrar para a concorrência, concorda?
É natural que os recursos de Inteligência Artificial se unam ao que há de melhor na equipe de marketing. Não acreditamos que uma coisa substitua a outra, mas sabemos que a simbiose entre humanos e dados é algo sem volta, que deve ser levado em conta e que muda sim os resultados das empresas.
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Até a próxima!
Se você acha que dados, tecnologia e automação são o que fazem o marketing acontecer
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