
Exit intent preditivo para aplicar inteligência artificial rápido e eficiente no seu site

Por André Souza
31/01/2020
O Exit Intent pode aumentar, e muito, a captação de leads e conversão de usuários que estão abandonando o seu site.
Por muitos anos, os resultados da comunicação foram pautados em criatividade, mas isso mudou e com a possibilidade de captar informações de usuários e consumidores, abriu-se uma nova oportunidade: a de realização do marketing orientado por dados.
Nesse post falaremos sobre possibilidades de integrar inteligência artificial de maneira rápida e eficiente ao seu site com o uso do Exit Intent. Uma ferramenta que, quando bem aplicada, como no caso de nosso cliente P&G, pode incrementar os resultados e trazer números importantes para as empresas. Principalmente quando se trata do abandono do site e da possibilidade de recuperar o usuário. Quanto vale isso?
Como funciona o Exit Intent de prateleira (sem inteligência artificial)
Esse é um recurso utilizado para captar usuários que estão prestes a abandonar o site. De acordo com a velocidade do cursor, ou de movimentos que indicam a saída do usuário, o sistema exibe um pop-up na tela.
Nesse espaço, que é a última tentativa de contato com o usuário em seu site, é possível pedir informações ou então ofertar algo que deixe a pessoa por mais tempo em contato com a sua marca.
Vale lembrar que a tentativa de reaproximação deve estar alinhada com a estratégia de sua companhia e é possível criar ofertas, solicitar dados, apresentar novos conteúdos que podem ser de interesse de quem buscou pela sua empresa.
Quer entender melhor como as soluções prontas funcionam? Selecionamos 4 opções:
Essa é uma versão paga de Exit Intent para WordPress que apresenta algumas vantagens em suas configurações:
- Cada formulário apresenta mais de 50 opções de templates e é possível customizá-los;
- O plugin-in oferece o SmartExit+ que tem diferentes configurações para exibir o pop-up de saída, o que torna a ferramenta mais inteligente;
- Os pop-ups exibidos são compatíveis com mobile;
- O Thrive permite que sejam feitos testes A/B, ou seja, sua empresa pode avaliar mais de um pop-up para entender qual tem maior desempenho;
- A ferramenta também oferece relatórios de acompanhamento, excelente para validação ou reformulação de estratégia do Exit Intent;
- O pagamento da ferramenta é vitalício, ou seja, os $ 67 uma única vez;
- Oferece bom suporte ao usuário.
A proposta desse plug-in é captar novos e-mails para aumentar vendas e receitas e a solução não é direcionada apenas para WordPress. Quais são as vantagens do formato:
- Oferece personalização por detecção de comportamento, ou seja, é possível ser mais assertivo na conversão dos pop-ups analisados;
- Ele tem configuração de apresentação de pop-up para as diferentes telas;
- Pode ser setado para campanhas com diminuição de abandono de carrinho (e-commerce);
- Apresenta diferentes formatos de pop-up;
- Tem opção de teste A/B;
- É possível fazer análise de desempenho através da ferramenta;
- Os planos vão de $ 29 a $149.
Também para o WordPress e com preços mais altos o Bloom é um plug-in que faz parte de um pacote chamado Elegant Themes. Ou seja, não é possível comprar a solução sozinha, mas é indicado para os casos onde a empresa pensa em mudar o layout do site, já que o pacote oferece diferentes possibilidades. Características do plug-in:
- A ferramenta possui 115 modelos e permite personalizações;
- Apresenta opções de pop-up como: janelas após comentários, inatividade, entre outros;
- Oferece teste A/B para avaliação de desempenho;
- Mostra relatório de taxas de conversão e gráficos para análise tomada de decisão;
- Oferece suporte ao usuário;
- Valores são: vitalício $ 249 ou valor anual de $ 89.
Essa é uma versão grátis e que funciona apenas no WordPress. Por ser gratuíto, oferece menos recursos que as versões pagas. Quais são elas:
- Tem modelos diferentes de pop-up, mas oferece personalizações básicas;
- O usuário pode escolher onde o pop-up será ativado;
- Há possibilidade de definição de quando ele aparece após certo tempo de navegação;
- No caso do Exit Intent o pop-up não aparece em mobile;
- É possível definir quantas vezes a mensagem vai aparecer no site.
Exit intent preditivo (com inteligência artificial)
“A funcionalidade de tentar captar o usuário antes que ele abandone o site está se popularizando, mas para a Hive isso vai bem além, pois sabemos que as taxas de conversão podem ser potencializadas com a união do Exit Intent e da Inteligência artificial”
Mitikazu Lisboa
Poderíamos discorrer sobre a importância da união do Exit Intent e da IA, mas queremos mostrar os números de nosso cliente P&G.
Aprendizados:
1. Abordar o usuário antes que ele abandone o site somado ao comportamento do consumidor analisado através dos dados, mostrou-se uma estratégia efetiva para incremento dos resultados e da performance da P&G.
2. O crescimento do mês 2 mostra que é possível, através do aprendizado dos algoritmos, ter aumento exponencial.
3. A performance mais que dobrou do mês 1 para o mês 2 com o uso do recurso.
4. O site praticamente triplicou a taxa de clickthrough. Passou de 11% no início da ação, para 30,6% no segundo mês.
5. Seja para a P&G ou para a sua empresa, os resultados chegam quando são pautados em análise de dados e automação inteligente do processo.
Exit intent preditivo retirado da plataforma Burguer King, implementado pela Hive.
Vale ressaltar que os dados de uma empresa precisam passar por 4 importantes passos: Aquisição, Visualização, Automação e Previsão.
São eles que garantem o aprendizado do comportamento do consumidor e é isso que deixa os resultados cada vez mais expressivos. Leia mais sobre este tema acessando nosso artigo: Sobre dados, palestras e hambúrgueres.
Sobre pop-ups
Mas você pode se perguntar se pop-ups funcionam e vamos desmistificar o assunto.
- Pop-up é invasivo?
Pop-up é um dos recursos mais antigos da internet e foi largamente utilizado ao longo dos anos. Com o tempo, a abertura da janela ganhou algumas funcionalidades mais inteligentes. O Exit Intent, que é apresentado apenas no momento de saída do usuário, é um exemplo disso.
- Bloqueador de pop-up pode impactar o resultado?
Não há estatísticas, contudo, por padrão, o pop-up vem habilitado no browser e o usuário é quem tem que bloquear. Por histórico, sabemos que aquilo que precisa da intervenção, demora mais para acontecer, ou acontece com menos frequência.
- Pop-ups prejudicam o resultado de busca orgânica?
Em 2017 o Google anunciou a inclusão de uma nova regra na exibição de conteúdos: o rebaixamento de sites que utilizam pop-ups intrusivos. Mas veja, não é qualquer tipo, é para casos onde a janela aparece em cima do texto exibido no resultado de busca, dificultando a leitura do usuário.
O Exit Intent tem se consolidado como uma ótima ferramenta para incremento dos números de nossos clientes. Isso porque, o formato permite a união de captação de informação com inteligência de dados, potencializando os resultados. Nós acreditamos que a IA associada às estratégias de comunicação sejam o melhor caminho para o incremento de receita das empresas.
A Hive está pronta para ampliar os seus resultados unindo Exit Intent e Inteligência Artificial. Conheça o nosso case.
Ou fale com a gente para saber como usar dados e inteligência artificial para elevar seu negócio ao próximo nível. Até a próxima!
Se você acha que dados, tecnologia e automação são o que fazem o marketing acontecer
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