
As transformações que a IA traz para a humanidade

Por Renata Cardoso
04/03/2020
A inteligência artificial está dando passos largos para transformar a sociedade e quem patrocina o movimento são gigantes como Google, Amazon, Apple e Microsoft.
Robôs com sentimento? Substituição de humanos? Muitas das visões relacionadas a IA são rasas e deixam de levar em conta que o aprendizado de máquina já está presente em situações cotidianas. Certamente, a inteligência artificial não alcançou todo o seu potencial, mas não faltam esforços de grandes empresas e universidades para ditar quão longe a transformação pode chegar e acredite, ainda não haja um veredito sobre as partes positivas e negativas a revolução vai acontecer.
Aumento de produtividade, diminuição de riscos e economia
A soma dos três itens que dão título a esse bloco levam empresas a investirem bilhões no avanço da tecnologia. Falemos dos carros autônomos, por exemplo, que é um assunto bastante discutido e difundido. Diminuir os riscos de acidente, ter a capacidade de parar ao encontrar pessoas ou obstáculos e seguir as velocidades permitidas por lei é uma ótima forma de manter as pessoas seguras, certo?
Mas isso ainda vai além, o Japão conta com o formato de transporte para as Olimpíadas de 2020. A estimativa é que 100 veículos transportem até 7 mil pessoas durante o evento, aliás o país quer se posicionar como o mais tecnológico e já tem histórico, lembra do Trem Bala? Ele foi lançado nas Olimpíadas de 64. Vale ressaltar que a autonomia dos veículos também está relacionada a quebra de cultura entre ocidente e oriente, uma vez que a língua local pode ser uma barreira no estímulo ao turismo.
Outra forma de aplicação de IA é nos processos automatizados de empresas. A Amazon, por exemplo, estimula seus funcionários envolvidos em empacotamentos e logística a estudarem novas funções. Está claro para a companhia que é questão de tempo para que todas as tarefas que envolvam repetição sejam substituídas por máquinas treinadas.
Um outro exemplo é a IFM, empresa de sensores e controladores para automação industrial. A companhia passou a usar aprendizado de máquina e visão computacional para estabelecer um novo patamar de segurança. O dispositivo avalia a forma como as empilhadeiras estão sendo manobradas e detecta situações de risco e de falta de produtividade, como o uso do celular, por exemplo.
Mas e sobre as mudanças…
A inteligência artificial está impactando diversos setores da humanidade e queremos mostrar de que forma isso acontece:
Manufatura: Homens e máquinas programadas com inteligência artificial trabalham lado a lado para executar tarefas repetitivas como montagem e empilhamento. Com o tempo, a função será substituída pelos robôs e cabe aos profissionais buscarem novas alternativas de especialização para manterem a empregabilidade.
Medicina: Nos EUA, onde a medicina permite uma maior troca de dados entre profissionais e máquinas, a Inteligência Artificial tem sido bastante útil no diagnóstico, na aplicação de medicamentos e no monitoramento de pacientes. Graças ao aprendizado e a captação de informações dos próprios pacientes, a IA é capaz de ser mais precisa na indicação e quantidade de medicamento para cada caso. Colaborando assim, com o corpo clínico e com os melhores resultados para os tratados.
Transporte: Já falamos sobre eles, mas os carros autônomos são a grande aposta no mundo dos transportes e tem sido exaustivamente testados. Essa é a forma esperada de locomoção dentro dos próximos anos.
Educação: digitalização de livros, introdução de professores virtuais e avaliação da face dos alunos, esse é o combinado que podemos esperar para o mundo. Aliás, medir as emoções do rosto do aluno para determinar se ele está com dificuldade ou entediado, por exemplo, é uma excelente maneira de colaborar como processo de aprendizado.
Mídia: A Bloomberg usa a tecnologia Cyborg para ajudar a entender rapidamente relatórios financeiros complexos. A Associated Press emprega as habilidades de linguagem natural do Automated Insights para produzir seus conteúdo e isso é só o começo, as mídias tendem a mudar a forma de produção de dados com base nos aprendizados de IA.
Atendimento ao cliente: Já falamos por aqui sobre o emprego dos chatbots que aumentam os resultados de nosso cliente P&G (link para o case) e ressaltamos que o Google está investindo em assistentes que tenham a capacidade de entender palavras e contextos para marcar, por exemplo, um horário no dentista através de IA.
Facilidades do dia a dia: O smartphone já mudou e muito a forma de se relacionar com o mundo. Mas a aplicação de IA fará com que muitas das tarefas executadas pelos humanos sejam realizadas pelas máquinas, liberando, assim, espaço e tempo nas agendas.
Ainda que questionem o impacto da inteligência artificial na sociedade, destacamos que o seu uso traz benefícios para empresas que empregam o recurso em suas estratégias. Os números aumentam exponencialmente, as equipes de trabalho que sabem se valer do recurso incrementam sua produtividade e resultados. Cabe a nós direcionar da melhor forma o evento e queremos dizer que você pode contar com a Hive para isso.
A Hive está pronta para ampliar os seus resultados unindo Exit Intent e Inteligência Artificial. Conheça o nosso case.
Ou fale com a gente para saber como usar dados e inteligência artificial para elevar seu negócio ao próximo nível. Até a próxima!
Se você acha que dados, tecnologia e automação são o que fazem o marketing acontecer
Veja também

Como a LGPD impacta em sua empresa
20/02/2020 | Análise de Dados
O Brasil entra, ainda esse ano, para a lista de países que possuem leis que resguardam a privacidade dos indivíduos. (LGPD)

Quiz Marketing Digital 2
13/02/2020 | Análise de Dados, Marketing
Teste seus conhecimentos sobre Marketing Digital e aprenda ainda mais sobre essa tendência.

Glossário de Marketing de Preditivo
05/02/2020 | Inteligência Artificial, Machine learning, Marketing, Marketing preditivo
A análise preditiva faz uso de algoritmos e aprendizado de máquina para identificar probabilidades futuras. Isso pode parecer trivial, mas sabemos que há muitos termos envolvidos no marketing de dados que podem confundir a cabeça.
0 comentários